Hacker rank: esforço inteligente rumo a senioridade

23/05/2020 | 2 comentários

No livro Mindset: A Psicologia do Sucesso são abordadas duas formas de pensar (mindsets): de crescimento e fixo. O mindset de crescimento ensina que temos capacidade de aprender novas habilidades e atingir objetivos através de nosso esforço, enquanto que o fixo defende exatamente o contrário, indicando que somos caixas herméticas que nascem com “talentos” e que quando não se é bom em algo, é melhor “aceitar que dói menos” e se contentar com o que tem.

Em outra obra chamada Maestria, conhecemos como Mozart, Einstein e outros seniors se tornaram tão bons em suas áreas de atuação. A ideia central deste livro é que praticar incessantemente e de forma contínua, leva você a “maestria” naquilo que é alvo de seu treino.

Traçando um paralelo entre as ideias defendidas nestes dois livros, o mindset de crescimento, ou seja acreditar que você consegue aprender qualquer habilidade, é um motivador fundamental para buscarmos a prática contínua e sua consequência natural, a senioridade em algo. Seguindo esta linha, queria citar uma ferramenta que tenho usado a alguns meses para me manter “afiado”, como programador, chamada hacker rank.

O hacker rank é uma plataforma que permite aprender/treinar programação através de problemas muito parecidos com aqueles estudados em faculdades de TI. Ao resolvê-los, mais que indicar que seu código está funcionando, testes unitários envolvendo várias situações avaliam se você implementou algo que realmente resolve o problema proposto. Essa avaliação detalhada, exige uma plena compreensão daquilo a ser resolvido, e entender bem a finalidade de seu código é uma habilidade fundamental de um bom programador. É ótimo a ferramenta incorporar isso desde o início, pois permite aos inexperientes sentir um pouco como será seu futuro dia-a-dia.

A plataforma tem evoluído muito e a gameficação, no qual você sobe de nível a medida que resolve problemas, deixa ela mais divertida sem perder o foco, a ponto de tornar temas como recursão, matrizes, algoritmos de ordenação e outros menos difíceis de REALMENTE entender. Outro ponto muito legal, são as provas de certificação nas quais a plataforma assegura sua proficiência em linguagens de programação e/ou frameworks.

Como depoimento pessoal usando a plataforma nestes últimos meses, tomei vários “tapas na cara” ao deparar com problemas de nível fácil que exigiam horas pra solução, e é justamente nessa hora que entender a importância do esforço genuíno faz a diferença e te faz avançar passo a passo para se tornar um programador verdadeiramente sênior.

Entendo que muitos programadores fazem da programação seu ganha pão (eu sou um deles) e talvez muitos enxerguem (como eu já enxerguei um dia) que treinar algoritmos é uma perda de tempo (melhor é aprender o último framework javascript da moda), mas acho válido associar o treinar conteúdos “básicos”, a construção de uma casa (nossa carreira) sobre terreno sólido. Vide texto bíblico de Mateus 7 para entender melhor:

24 … um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. 25E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, mas ela não caiu, pois tinha seus alicerces na rocha. 

Nesse cenário de pandemia em que a alta do desemprego é uma tragédia anunciada, ter uma ferramenta onde é possível otimizar esforços rumo a ser um programador melhor e desejado pelo mercado é algo importante. Não falo de uma fórmula mágica que elimina o esforço, mas sim de algo que direciona melhor nosso tempo e trabalho, pois programar é um ofício que demanda prática, e somente treinando de forma otimizada, poderemos ter tempo para evoluir como profissionais e curtir as demais coisas da vida em paralelo.

Ser bom naquilo que se faz é uma escolha e se você quer ter uma carreira sólida como uma casa sobre uma rocha, em constante evolução e sendo fiel ao mindset de crescimento e aos padrões de maestria que permitiram gênios do passado terem êxito, fica minha recomendação de plataforma para treinar mais e melhor sua codificação. Acesse aqui e corre para o abraço…

Fonte imagem thumbail: https://image.freepik.com/vetores-gratis/programador-de-codificacao-no-computador-portatil-no-trabalho-mesa-mesa-vista-superior-ilustracao-dos-desenhos-animados_101884-626.jpg

Tags:, , , ,

  1. Paulo André disse:

    A prática realmente leva a perfeição e fixação. Parece clichê mas é a verdade. Seus textos melhoraram bastante! Parabéns….

Deixe seu comentário