A Muito Criticada e Muito Desejada Terceira Idade

20/06/2020 | Nenhum comentário

Diferente de outras oportunidades, hoje queria apresentar para vocês um texto, que não é de minha autoria, intitulado: “Quando For Jovem ou Ficar Idosa”. O texto nos relembra que a terceira idade é uma consequência direta de nossas escolhas hoje e que ter uma boa e longa vida está muito mais ligado ao nosso estado mental. Quando ouvi minha amada esposa lê-lo em voz alta para mim, relembrei o real significado de envelhecer. Espero que gostem…. Segue texto.

Quando For Jovem ou Ficar Idosa (Ec. 12:1-8)

O que é melhor, ser jovem ou ser idosa? Você já parou para pensar nisso? A maioria das pessoas não demoraria mais do que um piscar de olhos para se decidir pela juventude, mas será que é mesmo?

Será que existe algum jovem que não queria chegar a ser idoso um dia? Embora a velhice não seja apreciada, todas sonham em chegar lá, a menos que prefiram morrer jovens, não é verdade?

Ser idoso é muito melhor, porque nessa idade a pessoa tem a certeza de que um dia ela já foi jovem, ao passo que aquele que é jovem agora, não tem a garantia de que um dia chegará a ser idoso. Isto é um consolo para os cabelos brancos, e talvez seja por isso que costumam chamar a velhice de “a melhor idade”.

Ser jovem é muito bom, porém juventude não é uma idade que se mede pelo tempo, mas sim pelo espírito. É por isso que é importante viver sabiamente a juventude, de modo que ela nunca desapareça de nossa mente.

Confúcio, o pensador e filósofo chinês, que viveu cerca de quinhentos anos antes de Cristo, falando sobre o tema, faz uma pergunta importante: “Qual seria sua idade se você não soubesse quantos anos tem?”

Um velho pode se sentir jovem, dependendo de sua saúde, disposição e de seus ideais, pois a velhice só começa quando se perde o interesse pela vida, ao passo que um jovem pode se sentir velho se vier a perder estes valores. Na verdade, a velhice é um prêmio para alguns, e quanto que um castigo para outros, dependendo de como cada um cuidou de sua juventude. É por isso que o sábio Salomão adverte o jovem a se lembrar do Criador na sua mocidade, caso contrário, chegarão os dias em que ele vai perder o prazer de viver.

Para uma pessoa que não conhece a Deus e ignora as Suas promessas quanto ao futuro, a juventude é o único tempo em que é possível encontrar prazer na vida, pois quando os desejos, os incentivos e a esperança da juventude se acabam, o entusiasmo e o interesse pela vida se acabam também.

É importante para o jovem dedicar a sua vida a Deus e utilizar o seu vigor e sua capacidade mental para o Seu serviço e para Sua glória, porque, quando a velhice chegar, ele terá a confortadora certeza de que não viveu a sua vida em vão. Ele terá a consciência de que a sua existência neste mundo foi consumida para honrar Aquele que é o doador da vida e da eterna juventude. Quando chegar o dia de fechar os olhos descansará na fé de que o Seu Criador virá para buscá-lo, e a recompensa da vida eterna lhe será generosamente outorgada. Viva feliz amiga, sendo jovem ou sendo idosa, mas lembre-se: Enquanto estiver viva, sinta-se viva!

Extraído da Bíblia da Mulher Sábia, página 667.

Imagem thumbnail: https://blog.gazinatacado.com.br/como-atrair-hospedes-da-terceira-idade/

Tags:

Deixe seu comentário